terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Les Revenants: A volta dos que já foram


Com esse título digno de SBT se a série fosse exibida no Brasil, inicío a review com as impressões da primeira série francesa que assisto. Com a primeira temporada de apenas 8 episódios lançada no ano passado, Les Revenants, ou The Returned nos Estados Unidos, logo apresenta sua interessante premissa : 
   A ressurreição de alguns mortos de diversas épocas diferentes em paralelo a acontecimentos estranhos na represa dessa cidade que parece ter seu funcionamento a parte do resto do mundo, parece isolada. 
   Acontece que essas informações estão longe de serem suficientes para a conclusão de algo. A cada episódio, cada nova informação, nos deixa mais perguntas do que de início. O mistério se torna cada vez mais amplo e denso ao longo da narrativa. Os "revenants", o povo que retornou, volta em corpo, como se tivesse passado por uma temporada de férias sem avisar ninguém, todos podem vê-los e tocá-los, voltam como as pessoas que eram antes de morrer. Não são espíritos ou zumbis, mas chegam famintos e insones, abalando a serenidade aparente desta cidade cheia de segredos.

   Com personagens muito interessantes e bem desenvolvidos, é uma série muito intrigante, e misteriosa como um livro de Zafón. Entretanto, a carga de mistérios é, às vezes, um tanto pesada à paciência do expectador. Eu, por exemplo, no início da temporada, terminava cada episódio querendo ainda mais ver o seguinte, esperando mais uma pontinha de revelação, mas como já disse, cada revelação trazia consigo mais questões. Assim, não consegui fazer a maratona que pretendia, fui assistindo aos poucos, até porque os episódios são bem longos e a narrativa é um pouco lenta para quem assiste séries americanas, às vezes bem didáticas quanto ao roteiro. Gosto deste tipo de roteiro que não subestima a inteligência do espectador e não precisa deixar tudo muito claro. Mas sobre o mistério, não é que ficamos totalmente à deriva, é possível criar algumas hipóteses a cada episódio, mas até mesmo nossas hipóteses não parecem claras.

   Por fim, recomendo a série, senão não estaria escrevendo este post, mas já aviso aos caros leitores que não assistam esperando entender tudo no final. A temporada termina pouco conclusiva, porém, com um final satisfatório. Para termos mais revelações teremos que esperar pela temporada seguinte, que deve estrear em novembro do ano que vem. Até lá, este mistério ficará ressoando em nossas mentes.

2 comentários:

Postar um comentário